terça-feira, 22 de junho de 2010

FILHA...QUER SER MINHA AMIGA?



Que ser mãe é padecer no paraíso todos nós, tendo ou não concebido, já sabemos bem disso. O que pode realmente levar uma progenitora a se corroer em dúvidas, no entanto, não é o fato dos pestinhas beberem xampu ou atearem fogo no quarteirão (como cita Vinícius de Moraes em "Enjoadinho"), mas sim o tipo de relação que podem ou devem construir com seus filhos, principalmente quando são meninas. É certo que essa questão também ronda a cabeça de alguns pais que desejariam ter contatos mais amigáveis com seus meninos.

Não sou psicóloga e o que tenho à dizer nesse Post vai além da prática materna de 11 anos apenas e uma dupla prole feminina (Karen, 11 anos e Elisa com 8 anos), é a experiência em ter sido filha que me fez refletir tanto sobre essa difícil conexão complacente.

Como uma mãe deseja tanto que a filha a conte seus segredos, desejos e dúvidas se a mesma nunca parou pra ouvi-la contar seus pequenos dilemas e medos do jardim de infância? De que maneira essa menina irá revelar a ela que está pensando na primeira transa se nunca tiveram uma conversa descontraída sobre tal tema? E quando nós mães passamos por problemas "adultos" não desabafamos com elas e na tentativa inútil de ocultar transmitimos-lhes ainda mais tensão? Sim, elas também querem saber sobre nossas situações embaraçosas, nossas alegrias.

Queridas mulheres, querem uma filha amiga e têm dificuldades em alcançar esse objetivo? Trate-a como trata suas amigas e tomara que não seja tarde!

Palavras de carinho não dão câimbras na língua. "EU TE AMO" não foi feito pra dizer no dia da formatura dela. Beijos e abraços diários são mais que expressão de afeto, criam elos de amizade bem mais fortes do que os que você tinha com sua amiga de infância.

Já ouvi muitas mães estufarem o peito dizendo: Mãe não tem que ser amiga de filha, mãe tem que ser MÃE, para dizer NÃO! Acho até graça, pois sei que involuntariamente repetimos os hábitos de criação que nos foram dados. A insegurança em perder a autoridade também as leva a agir dessa forma.
Ninguém perde o respeito ao construir um relacionamento baseado no próprio respeito. O que minhas pequenas mais temem lá em casa é perder minha amizade, porque isso se tornou muito importante à elas, é algo que faria falta, então elas se esforçam em cultivar. Assim eu peço, não mando. Uma amiga pede e sempre é atendida e também agradece.


Então eu poderia até mudar esse título: MÃE... QUER SER AMIGA DE SUA FILHA???

O amor que temos para dar é condicionado pelo amor que vivenciamos. Mas há esperança. O amor se aprende amando ( LEO BUSCAGLIA )



Uma linda terça pra todos que amam e aos que desejam saber amar... Bjinhusss

Nenhum comentário:

Postar um comentário